Para quem usa muito a voz, alguns cuidados se tornam essenciais, em especial em tempos de ar seco e poluído.
A saúde de nossa voz depende da saúde das vias respiratórias e de todo o nosso bem-estar biopsicossocial. Neste artigo, a nossa fonoaudióloga especialista em voz Taís Orlandi irá te dar algumas dicas simples e eficazes.
Faça a HIDRATAÇÃO VOCAL: tome muita água em pequenos goles ao longo do dia, especialmente se você for falar por um período mais longo ou em um ambiente ruidoso.
EVITE PIGARREAR, mesmo que pareça necessário. Tome alguns goles de págua e a sensação irá melhorar. Ao pigarrear, você irá machucar as suas pregas vocais.
NÃO SUSSURRE, para poupar a sua voz, pois ao sussurrar você provoca maior fadiga e pode machucar as pregas vocais. Prefira falar mais baixo e evite falar em ambientes muito ruidosos.
REDUZA O ESTRESSE. Ao longo do dia, faça pequenas pausas para se movimentar, espreguiçar e respirar conscientemente. Que tal programar uma meditação no meio e no final do dia?
DURMA BEM. Evite comidas pesadas, telinhas e muita agitação perto da hora de dormir. Já ouviu falar da HIGIENE DO SONO ? Informe-se! https://www.serclinica.com.br/psicologia-do=sono
PROCURE UM ESPECIALISTA> SE o desconforto vocal persistir,procure um especialista em Fonoaudiologia ou Otorrinolaringologia.
Você tem mais dúvidas sobre o assunto? Fale com uma de nossas especialistas. Marque um horário pelo (11)98385-0673
Comments