top of page
  • Foto do escritorBirgit Möbus

Até que idade a criança fala errado?

Atualizado: 20 de fev.

Por Birgit Möbus - Fonoaudióloga

O meu filho fala errado. Devo me preocupar?

Esta é uma pergunta recorrente no meu dia a dia como fonoaudióloga e, infelizmente, em alguns casos a busca por ajuda só acontece depois que a criança já está sofrendo prejuízos na socialização e na aprendizagem.

A criança desenvolve gradativamente o sistema fonológico, o que inclui os sons da fala (fonemas), a entonação e outras regras que regem o sistema de sons da nossa língua.

Até os três anos e meio ela aprende os diferentes fonemas. É fascinante observar a evolução fala, a condição crescente dos pequenos de estabelecer a relação entre a representação mental a articulação dos sons. É natural que que eles apresentem alguns processos fonológicos como trocas, omissões e simplificações na articulação das palavras até aproximadamente quatro anos de idade.

Quando é que os pais devem levar o filho a um fonoaudiólogo?

Quando aos três anos a fala ainda está difícil de ser compreendida, se a criança ainda não fala todos os fonemas aos três anos e meio e se ela erros articulatórios depois dos quatro anos de idade. Algumas simplificações fonológicas, por exemplo a criança diz “peto” para “preto”, podem ser eliminadas tardiamente, mas antes que a criança inicie a alfabetização.

Há processos fonológicos que não são esperados e merecem atenção especializada desde o começo, como é o caso do ensurdecimento de consoantes, por exemplo quando a criança fala “afião” para “avião” ou “cato” para “gato”.

Um fonoaudiólogo poderá avaliar fala, identificar a natureza dos processos fonológicos dentro do contexto global do desenvolvimento da linguagem da criança e indicar as medidas necessárias. Nem todos os problemas de fala exigem a terapia fonoaudiológica, mas em todos os casos a orientação aos pais é importante, pois o manejo adequado destas situações no contexto familiar é fundamental para que a criança se desenvolva satisfatoriamente.

Se você tiver dúvidas sobre o desenvolvimento da fala e da linguagem de seu filho, procure um fonoaudiólogo.


AVISO DE CONTEÚDO INFORMATIVO

Todo o conteúdo disponibilizado nesta publicidade tem caráter meramente informativo, com o objetivo único de facilitar o acesso às informações e materiais de conteúdo manifestamente público, não constituindo orientação médica ou qualquer espécie de prestação de serviços, nem qualquer produto ou relação comercial.







Comments


logo_RGB-512x512.png
bottom of page